VOD, SVOD e TVOD: conheça as diferenças desses modelos de monetização de vídeo no OTT

OTT
12/18/2023
OTT

Os sistemas AVOD (Video Advertising on Demand) são modelos de entrega de conteúdo em que o usuário tem livre acesso aos vídeos, mas esses vídeos contêm inserções publicitárias. Por meio dessa estratégia de publicidade o proprietário do conteúdo pode tornar os vídeos lucrativos sem obrigar o usuário a pagar por eles.

Caractrísticas do sistema AVOD

Os anúncios são conhecidos como Vídeo Inserir e são reproduzidas enquanto o usuário visualiza o conteúdo, geralmente reproduzido antes do vídeo e são chamados de pré-rolls, também podem ser exibidos em um ponto intermediário no vídeo e, em menor vezes, no final (post-rolls).

A publicidade costuma demorar alguns segundos e o usuário pode decidir se quer parar de vê-la, dessa forma, o preço que o anunciante pagará para aparecer no vídeo é definido.

O principal exemplo de plataformas que usam o AVOD como um sistema de monetização de conteúdo é o YouTube.

O que significa SVOD?

O sistema SVOD (Subscription Video on Demand) é a maneira de oferecer conteúdo ao usuário por meio de uma assinatura. Desta forma, o espectador paga uma taxa mensal ou anual e pode desfrutar dos vídeos sem publicidade.

Características do sistema SVOD

Geralmente permite acesso a conteúdo premium como: estreias, conteúdo exclusivo e extenso catálogo de vídeos disponíveis apenas para usuários inscritos.

Alguns sistemas SVOD permitem que os usuários façam download de conteúdo para aproveitá-lo mais tarde, sem a necessidade de uma conexão com a Internet.

O principal exemplo de plataformas que usam o SVOD  é a Netflix.

O que significa TVOD?

O sistema TVOD (Transactional Video on Demand) é a forma como o usuário paga através de uma transferência apenas pelo conteúdo que deseja ver. Desta forma, o conteúdo está disponível enquanto o evento ocorre e se for um conteúdo ao vivo, como um jogo de futebol, o usuário pode acessar o vídeo por um período de tempo. É semelhante a alugar um vídeo que estará disponível por determinadas horas.

Características do sistema TVOD

O usuário pode escolher determinados conteúdos para consumir sem ter que comprar uma assinatura completa e pagar apenas uma vez. O mais comum é o sistema PPV (Pay Per View), onde o usuário paga por eventos individuais ou pelo filme que deseja assistir. O principal exemplo de plataformas que usam TVOD  é o iTunes ou o Amazon Instant Video.

Qual estratégia devo escolher para minha empresa e conteúdo?

Entender como esses modelos de negócios funcionam ajudará você a definir qual é a estratégia mais adequada à sua marca e como deseja que seus usuários acessem o conteúdo.

Você quer alcance sem restrições? Talvez a melhor coisa para sua empresa seja um sistema AVOD. Você quer exclusividade e criar um público fiel, inscrito em seu conteúdo? O melhor seria ousar a implementação de uma plataforma SVOD. Você acha que é mais conveniente os usuários pagarem pelo conteúdo individualmente? deve considerar o sistema TVOD.

Embora o VOD se refira a Video on Demand, essas estratégias também se aplicam ao conteúdo transmitido ao vivo como concertos, conferências ou eventos esportivos. Algumas plataformas combinam mais de uma estratégia para que seus usuários possam escolher.

O exemplo do Hulu nos EUA permite que seus usuários acessem seu conteúdo não premium apenas com registro e em troca de publicidade (AVOD), mas também oferece assinatura para usuários que desejam acessar o Conteúdo Premium sem publicidade (SVOD).

Em qualquer caso o importante é que o seu conteúdo seja de qualidade, acessível através de qualquer dispositivo e que tenha suporte personalizado pronto para responder à perguntas e problemas 24 horas por dia.

Todos esses serviços você encontra aqui na Mediastream.

Recomendados