Tendências e estratégias de marketing em CTV

Publicidad
12/18/2023
Publicidad

O autor Seth Godin menciona em muitos dos seus livros que as estratégias tradicionais de publicidade e marketing estão se tornando obsoletas. ele diz que esses modelos não são mais tão eficazes quanto nos anos 90, quando podíamos anunciar um produto na televisão e quase que automaticamente transformá-lo em um best-seller.

O que é publicidade OTT CTV e porque ela é importante para o marketing

Quando se fala em televisão conectada (CTV-Connected TV), o termo se refere a qualquer tipo de televisão conectada à Internet, seja uma Smart TV ou uma TV conectada a um videogame ou reprodutor de vídeo (como dispositivos Apple TV, Roku TV e similares).

Por outro lado, OTT (over the top) é um termo usado para se referir a canais personalizados ou plataformas de streaming de vídeo, como Netflix (vídeo por assinatura), YouTube (para publicidade) ou Google Play, e que também inclui termos como AVOD, SVOD, TVOD, PVOD, etc.

No entanto, por meio da TV linear (tradicional), os consumidores só podem assistir a um canal em uma programação determinada e os anúncios necessitam de maior personalização.

Em contrapartida, a TV não linear permite ao usuário escolher seus canais e conteúdos preferidos, o que permite às empresas acessarem informações valiosas para conhecer as preferências de seus públicos e, consequentemente, criar uma estratégia eficaz de marketing CTV .

Tendências atuais em CTV: o que dizem os números

Como dito no início do texto as preferências dos consumidores estão mudando e isso não é um um fator menor. É fato que as pessoas estão se aproximando cada vez mais do ambiente digital para usufruir de melhores experiências de consumo, e hoje muitas organizações e anunciantes estão aproveitando essa tendência.

De acordo com Tal Chalozin, fundador e CEO da Innovid, é altamente provável que nem os consumidores e anunciantes retornem aos seus antigos comportamentos lineares de propaganda na televisão. Na verdade, 2020 teve um crescimento no número de impressões de anúncios no CTV de 58% entre janeiro e novembro. E mais: só em novembro, o crescimento anual foi de 87% .

Para acessar a televisão conectada, é necessário que o público tenha dispositivos como Smart TVs ou dispositivos (conhecidos como "Box").

  • A Roku TV é líder de mercado, seguida pela Amazon Fire TV e Google Chromecast.
  • Em termos de plataformas digitais, a Netflix lidera, seguida pela Prime Video e Hulu.
  • Quando se trata de receita de anúncios em 2021, a Hulu lidera (22,9%), seguido pelo YouTube (19,6%) e depois pelo Roku (10,1%).
Disponível em: www.emarketer.com

Quanto aos “pacotes leves” (empresas que se destacam em oferecer conteúdo a preços mais baixos que os grandes concorrentes), vale citar YouTube TV, Fubo TV, Philo e AT&T Now. Os AVODs mais importantes, por sua vez, são Pluto TV, Xumo e Tubi.

Em termos de tipo de conteúdo, além das óbvias séries e filmes, o conteúdo esportivo assume a liderança de preferência, no qual marcas como Red Bull e clubes esportivos são grandes referências. Canais como DAZN e Fox Sports são os favoritos do público.

As empresas de telecomunicações também aderiram a esta tendência, como foi o caso da Telefonica com o Movistar+Lite . Por fim, muitas organizações e grandes meios de comunicação vêm aderindo a tendência da TV conectada, gerando seus próprios conteúdos.

Vantagens de implementar estratégias de marketing CTV

O melhor da publicidade digital CTV, ao contrário da TV linear, são as estratégias de marketing personalizadas que podem ser aplicadas. Vejamos alguns dos benefícios que a televisão conectada oferece em relação ao marketing:

Segmentação e personalização

Os usuários OTT consomem seu conteúdo por meio de perfis personalizados que registram padrões de consumo, dados demográficos, localização, interesses, etc. Isso permite a análise de dados cruzados para fornecer publicidade direcionada.

Controle sobre métricas

Assim como os usuários tiram proveito da TV e da digitalização em um só lugar, o marketing também ganha. Trata-se de um modelo que tem todo o potencial da televisão tradicional, mas que também entrega o melhor do mundo digital para o lançamento de campanhas de marketing, graças ao fato de podermos conhecer métricas como visualizações, frequência, cliques, desempenho, entre outros.

Publicidade mais eficaz

Outra vantagem de implementar canais CTV é que eles podem ser facilmente integrados a um site, para que as pessoas possam usar um gateway de pagamento confiável e fazer compras sem sair da página. Isso melhora a experiência do usuário e torna a publicidade mais eficaz.

Dito isso, pode ser o melhor momento para implementar uma estratégia de publicidade digital CTV em nossa empresa, mas como fazê-lo?

Através do serviço OTT da Mediastream, podemos criar nosso próprio canal de streaming, entregar vídeos por assinatura, transação ou publicidade. Da mesma forma, os conteúdos, aplicativos e gateways de pagamento são adaptados aos diferentes tipos de dispositivos que o usuário pode utilizar para acessar.

Tudo isso sem precisar investir muito em uma grande infraestrutura.

Recomendados