Saiba o que é Live Shopping e como incluir este recurso ao seu streaming

Platform
12/18/2023
Platform

Antes da COVID-19, o e-commerce era reservado para certas categorias de produtos ou serviços, como aparelhos eletrônicos e viagens, mas durante o ano passado vimos muitas empresas se adaptando a essa tendência. Resolvendo a necessidade de vender no meio da pandemia, eles trouxeram todos os tipos de produtos para a web, e hoje é possível comprar de tudo sem sair de casa.

Assim, novos formatos de comercialização na internet surgiram, como é o caso do Live Shopping, estratégia que começou na China em 2016 mas que durante 2020 vimos que cresceu no mundo e na América Latina e já existem muitas experiências do tipo.

O Live Shopping é uma estratégia de vendas que envolve a conexão de uma transmissão de streaming de vídeo com e-commerce. Assim, quem participa da venda on-line interage na transmissão, na qual são apresentados produtos ou serviços que podem ser adquiridos diretamente, sem a necessidade de sair da transmissão.

Essa estratégia conecta a tendência de streaming de vídeo com os reviews de produtos, que não são novidade na rede e que os youtubers já fazem há anos, mas com a possibilidade de comprar sem sair da transmissão.

O sucesso é já é tão grande que a Amazon habilitou um canal exclusivo para o Live Shopping, que está disponível 24 horas por dia.

No Chile, nosso cliente Cheil fez o lançamento do Samsung Galaxy S21 com uma poderosa campanha de mídia convocando os clientes para estarem entre os primeiros a comprar o telefone através de um Live Shopping e ter acesso a prêmios e surpresas exclusivas. O evento reuniu milhares de pessoas ligadas à tecnologia e durante a transmissão todos os equipamentos destinados a esta live foram vendidos.

O Live Shopping veio resolver um dos grandes problemas do e-commerce que é a falta de confiança na hora de comprar um produto. Ao aparecer uma pessoa que transmite segurança, ela passa credibilidade à marca e isso aumenta a decisão de compra.

Por isso, uma das principais recomendações é que seja uma pessoa simpática, pode ser um influenciador, uma celebridade ou um gerente comercial, que deve esclarecer todas as dúvidas dos participantes durante a transmissão.

Outra recomendação importante é gerar uma comunidade em torno da venda, por exemplo, com acesso limitado apenas aos primeiros cadastrados, ou a clientes que atendam a determinados requisitos. Ele deve ser recompensado com preços ou promoções especiais que só podem ser acessados ​​durante aquela promoção especial.

É preciso criar expectativas sobre o evento, agendar com antecedência o horário e a página onde será feita a venda e reforçar o convite para participação nos diversos meios de comunicação da marca, como redes sociais e mailing.

Por fim, é fundamental ter uma plataforma que permita o Live Shopping, não só para divulgar produtos e serviços, mas também para se conectar ao e-commerce e estar preparado para enfrentar o alto tráfego de usuários que acessam o vídeo ao vivo.

É por isso que na Mediastream trabalhamos com o Módulo Next Event, que  permite criar landing pages personalizadas para cada evento, com a possibilidade de incluir o Live Shopping. Nela, os produtos são carregados previamente e durante a transmissão o administrador pode adicionar, remover ou destacar cada um deles.

Os usuários que acessam o evento podem interagir no chat e ao clicar no produto são direcionados ao e-commerce, sem sair da transmissão, para concretizar a venda.

Se você tiver dúvidas e quiser ver o Live Shopping em operação, não hesite em nos contatar para agendar uma reunião com nossa equipe ou baixe um PDF sobre a nossa plataforma clicando aqui

Não deixe de explorar as possibilidades de aplicar esta estratégia de tecnologia ao seu negócio. 

Recomendados