voltar ao BLOG
Publicado em
Platform

Tendências do streaming de áudio: rádio online e podcast

A transmissão de áudio é cada vez mais popular e isso se deve ao aumento no consumo de podcasts e rádios online

Existe atualmente uma tendência com os conteúdos de rádios online e podcasts: o primeiro pode transmitir áudio ao vivo exclusivamente pela Internet, enquanto os podcasts permitem que você ouça seu programa favorito a qualquer momento, via streaming ou download. 

É assim que os ouvintes são informados e entretidos de acordo com o conteúdo de seu interesse.

Descubra abaixo quantos podcasts existem, a sua taxa de crescimento, quais as tendências e os tipos de formatos que existem para transmitir o seu conteúdo.

Estatísticas dos podcasts

  • Existem mais de 700.000 podcasts ativos e mais de 29 milhões de episódios em todo o mundo.
  • O conteúdo está disponível em mais de 100 idiomas.
  • As categorias de podcast mais populares são: Cultura e Sociedade, Negócios, Notícias e Política, Comédia, e Saúde.
  • Na América Latina o Chile lidera a taxa de crescimento no consumo de conteúdo com 85%, seguido pela Argentina (55,28%) e Peru (49,1%).
  • Nos Estados Unidos as pessoas passam em média 6 horas e 37 minutos ouvindo podcasts por semana.
  • A maioria prefere ouvir podcasts em casa (49%), enquanto 22% disseram que o fazem enquanto dirigem.

Estatísticas e tendências de rádios online

  • No início de 2019, 67% dos americanos com 12 anos ou mais ouviram rádio de modo online.
  • Durante 2019, 41% dos ouvintes com mais de 12 anos ouviram rádios de streaming em um carro usando um telefone, em comparação com apenas 5% em 2010.

Em 2020, os americanos consumirão em média 4,4 minutos a mais de transmissão de áudio por dia do que o rádio AM/FM.

No caso de estações de rádio streaming, uma das tendências é o Storytelling, ou seja, os usuários encontram o conteúdo e se conectam emocionalmente graças à arte de contar histórias. O Branded Content permite gerar experiências valiosas, oferecendo novas oportunidades de programação de pauta e de vários segmentos.

Em relação aos dispositivos, o uso de alto-falantes inteligentes é cada vez mais frequente para ouvir em casa e em carros. Dispositivos como o Google Home, Echo Dot e HomePod estão mudando a maneira de se relacionar com o streaming de áudio, melhorando a acessibilidade e a qualidade.

Tendências do Podcast

  • Novos formatos de anúncio estão em ascensão: os programas geram receita com a venda do “tempo de anúncio” para anunciantes que se beneficiam de um público-alvo direcionado e engajado. De fato, 78% dos consumidores aprovam os anúncios porque fazem parte da experiência. A "Publicidade Programática", que é o uso de inteligência artificial e algoritmos para comprar e otimizar anúncios em tempo real, também vai se expandir.
  • Mais concorrência em plataformas diferentes: enquanto o Spotify e a Apple lutam lado a lado pelo primeiro lugar no mercado, há cada vez mais plataformas que lançam conteúdo de áudio e encontram novas maneiras de atrair o público.
  • Experiência do usuário orientada por dados: ir além com o marketing orientado a dados pode pavimentar o caminho para melhores experiências do usuário (UX), ajudando os criadores na atração de novos ouvintes.
  • Os eventos de podcasting crescem: shows ao vivo reúne audiência e anunciantes estreitando conexões. Em 2019, os eventos de podcast se espalharam pelo mundo arrecadando mais de 55 milhões de dólares.
  • Melhor qualidade de áudio: onde você ouve podcasts? Às vezes, em transportes públicos ou na esteira da academia. É por isso que, juntamente com o conteúdo relevante, os usuários precisam de qualidade de som impecável que forneça uma experiência auditiva sem distorção.

Transmitir áudio ao vivo em rádios online ou usar podcasts é uma realidade de grande projeção. Se você está pensando em gerar seu próprio conteúdo para o seu negócio, qualquer que seja a área em que você atue, lembre-se de que é importante oferecer suporte confiável de streaming como o oferecido pela Mediastream.

entre em contato
Mediastream
A Mediastream foi fundada em 2007 com a paixão de transmitir áudio e vídeo através da internet e graças à experiência adquirida nesse período, a empresa expandiu para a América Latina e Estados Unidos.

Últimas Publicações