voltar ao BLOG
Publicado em
OTT

Saiba mais sobre as plataformas Over The Top (OTT)

A contratação de serviços de uma Over the Top representa a melhor opção para iniciar e gerenciar seu conteúdo audiovisual

Plataformas Over the Top (OTT) permitem acessar conteúdo de vídeo pela Internet sem a necessidade de um provedor de serviços de TV paga. 

Além de saber o que são as plataformas OTT, é importante deixar claro que elas representam uma oportunidade importante quando queremos distribuir conteúdo e gerar receita. O vídeo OTT se tornou uma opção mundial de entretenimento e educação a ponto de estar substituindo a televisão convencional.

Segundo dados de um relatório do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nos últimos dois anos o número de domicílios com TV por assinatura caiu 4,4%. A mesma pesquisa sugere que cada vez mais os brasileiros utilizam a televisão para acessar conteúdos na internet. O relatório mostrou que 86,1% dos usuários utilizam a TV para assistir programas, séries e filmes indicando alto consumo de streaming no país. 

Como administrar uma OTT?

Uma Plataforma Over the Top não é um modelo de negócio exclusivo para grandes empresas com orçamentos de milhares de dólares. Uma academia, por exemplo, pode criar conteúdo fitness e tutoriais sobre o assunto sem investir muito.

Os serviços de vídeo OTT funcionam em dois modelos de negócios diferentes: os pontos importantes para implementar uma plataforma OTT são encontradas nos seguintes tópicos:

  1. Transacional: um produto é criado e vendido a um preço fixo. Por exemplo, um filme não lançado ou um curso nas áreas educacional e de comunicação.
  1. Assinatura: é o modelo mais adequado quando o fornecedor deseja construir uma plataforma com renda estável e recorrente. Aqui, os clientes pagam uma taxa mensal para acessar o serviço, que geralmente é uma grande biblioteca de conteúdo.

Para escolher o melhor modelo de negócio, é necessário estudar minuciosamente o setor, mercado, tipo de público e disponibilidade para criar conteúdo.

Crie um site de vídeo

Agora que sabemos o que são as plataformas OTT e escolhemos um modelo de negócio, é necessário criar um site, que é onde o público irá acessar, e o que nos identifica contra a concorrência. Além disso, isso permite: 

  • Aumentar a confiança de potenciais clientes; 
  • Nos posicionar nos mecanismos de busca na web;
  • Criar listas de e-mail;
  • Receber pagamentos e consultar assistência.

Outro ponto que merece destaque é que o site tenha um excelente design, funcionalidade e estética.

Construir a aplicação de streaming de vídeo OTT
Existem várias soluções para criar aplicativos lucrativos que cumpram todos os protocolos de streaming necessários para o sucesso de negócios em uma OTT, sendo:  
  1. Desenvolvimento: serviços que permitem criar aplicativos de canais de TV de alta qualidade, no entanto, é necessário investir na entrega de conteúdo e na hospedagem, o que exige conhecimento técnico para que tudo funcione. Além disso, é recomendado cuidar da manutenção regular da plataforma.
  1. Contratar um desenvolvedor: um especialista pode criar uma solução adaptada às nossas necessidades, mas o processo de desenvolvimento pode levar meses e ser muito caro se o desenvolvedor não aconselhar bem ou fornecer suporte. Temos ainda que arcar com os custos mensais de execução, manutenção e hospedagem de aplicativos.
  1. Contrate o serviço de uma plataforma: é a maneira mais rentável e eficiente de criar um canal que esteja em conformidade com os protocolos do streaming. O que um cliente faz é contratar os serviços de uma empresa de OTT. Não é necessário grande investimento ou esperar muito tempo para acessar a solução; a empresa ajuda a personalizá-lo, iniciá-lo, executá-lo e mantê-lo enquanto estiver ativo, além de fornecer suporte 24/7 para garantir a operação da plataforma o tempo todo.

Por fim, resta apenas realizar campanhas de marketing e adicionar o conteúdo à nossa plataforma OTT, sempre levando em consideração as regras de distribuição e os requisitos de direitos de cada país.

Na Mediastream, temos uma plataforma 100% integrada para gerenciar e distribuir o seu OTT. Cuidamos de todos os aspectos do produto, desde a administração, design de front-end até a cobrança. 

Estamos preocupados em oferecer a melhor experiência ao usuário com alta qualidade e que o seu conteúdo seja compatível com todos os dispositivos e plataformas.

entre em contato
Mediastream
A Mediastream foi fundada em 2007 com a paixão de transmitir áudio e vídeo através da internet e graças à experiência adquirida nesse período, a empresa expandiu para a América Latina e Estados Unidos.

Últimas Publicações