IR al BLOG
Publicado en
Mediastream News
11/5/2021

Quais são os eventos online mais assistidos na Europa?

Desde 2020 muitas empresas tiveram que reinventar a forma de atingir seus públicos, principalmente aquelas ligadas ao entretenimento presencial como: seminários, conferências, eventos esportivos, peças de teatro e shows optando por programas de transmissão ao vivo

Somente na Europa, se projeta crescimento no segmento de streaming de vídeo de mais de US$ 12 bilhões em 2021, representando cerca de 17% do mercado mundial. Além disso, espera-se que:

  • Passe de 20,1% da penetração atual de usuários (2021) para 22,4% até 2025, quando esse mercado começar a alcançar o seu potencial máximo.
  • Atinja receita média por usuário de 71,8 de dólares.
  • O consumo de vídeo digital na Europa continua a aumentar nos últimos anos.

Não é de admirar que muitos meios de comunicação e grandes empresas estejam de olho na Europa, dado o enorme potencial que existe. E pelo mesmo motivo, vale a pena nos perguntar quais são exatamente os tipos de eventos online mais vistos em live streaming no continente.

Os eventos online mais assistidos da Europa

O continente europeu mantém uma linha muito semelhante à produzida no resto do mundo em termos de consumo de conteúdo online. No entanto, existem 3 tipos de programas de transmissão ao vivo mais assistidos.

Esportes

O gênero é obrigatório para o público europeu. O evento favorito do ano é geralmente a final da Liga dos Campeões, que nos últimos anos atingiu 400 milhões de espectadores.

O final dos anos 2019-2020, cuja data teve de ser adiada devido à pandemia COVID-19, atingiu um pico de audiência de 11 milhões de pessoas só na França. Aliás, é neste mesmo país que se realiza outro dos eventos online mais assistidos: o Aberto da França (Roland Garros).

O gigantesco Prime Video vinha antecipando a tendência de consumo de eventos online há anos, a tal ponto que em 2019 adquiriu os direitos de transmissão do Aberto da França por 3 anos, a partir de 2021.

O anúncio chega em um momento importante: em 2020, a final do torneio atingiu pico de audiência, em meio à pandemia, com uma média de 3,77 milhões de espectadores simultâneos, alcançando 27,1 pontos de audiência.

Música

Em 29 de julho de 2020 houve um marco em termos de streaming: o popular evento musical Wacken World Wide - normalmente localizado na Alemanha - realizou sua versão virtual para todos aqueles que precisavam se “desconectar” das preocupações da pandemia, justamente por meio de um formato de conexão online.

Entre os programas de música mais assistidos transmitidos ao vivo, o Wacken World Wide alcançou o recorde para o ano de 2020, com total de 11 milhões de visualizações em seus 4 dias de streaming. Em condições normais, este evento consegue reunir até 75.000 presencialmente, a grande maioria da Europa.

Outros tipos de eventos online que continuam a chamar a atenção são as “batalhas musicais”, que atraem milhões de telespectadores. De fato, em 2019 um recorde de audiência foi quebrado quando o Eurovision Song Contest, com dados da European Radio Broadcasting Union (EBU ou, em espanhol, EUR), streaming que atingiu 182 milhões de telespectadores. Chama a atenção a faixa etária de seus públicos, destacando que 45,3% corresponderam ao segmento de 15 a 24 anos.

Eventos relacionados a figuras públicas

Agora, em se tratando do Record Guinness, o prêmio para o evento online europeu mais visto apenas no YouTube é nada menos do que o casamento real entre o príncipe William (William de Cambridge) e Catherine Middleton (Catherine de Cambridge).

Este evento, também transmitido pelo Royal Channel do Reino Unido, alcançou 72 milhões de visualizações e superou o recorde anterior, que correspondia à posse do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2009.

Outros eventos ao vivo

Existem outras alternativas de grande consumo de vídeo na Europa, embora menores. Por exemplo, os e-sports estão atraindo cada vez mais público, a ponto de a final de League of Legends 2020 atingir um pico de audiência de 3 milhões e 882 mil, com mais de um milhão em média durante toda a transmissão.

Além disso, públicos como os da Alemanha preferem assistir a eventos online que já foram transmitidos antes. Os webinars também transmitem eventos com públicos diversos, embora correspondam mais a nichos específicos, especificamente para negócios B2B.

Os mesmos hábitos que se estabeleceram nos últimos anos, tanto na TV aberta quanto na TV conectada ou streaming, continuam a ser mantidos em eventos online. Nesse sentido, Luis Ahumada, da Mediastream, destacou em entrevista a Pablo Mancuso da Esto no es TV, que os eventos mais assistidos em streaming continuam sendo jogos de futebol, cuja importância na Europa desempenha um papel fundamental em termos de transmissão ao vivo por streaming.

entre em contato
Mediastream

Últimos Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no nosso site e gravar as informações quando você nos solicita um contato. Ao acessar o site Mediastream você concorda com a utilização desses recursos. Para mais informações confira nossa Política de Privacidade.
Concordo