IR al BLOG
Publicado en
Tecnologia
11/5/2021

Protocolos e transcoding: como o streaming funciona?

As plataformas de streaming revolucionaram o mercado mundial de conteúdo digital em apenas alguns anos gerando bilhões de visitas por mês

Por trás do sucesso de grandes empresas como Netflix e Hulu, existem protocolos de streaming e plataformas de vídeo de última geração que permitem a realização de transmissão em alta qualidade. 

Saber como esses protocolos funcionam é importante para tomar as melhores decisões quanto à transmissão de nosso conteúdo.

Principais protocolos de streaming

O streaming funciona como uma transmissão ao vivo que permite ao usuário consumir conteúdo online sem a necessidade de baixar os arquivos. Mas nada disso seria possível sem os protocolos.

Hoje, existem dois protocolos especialmente importantes para streaming de conteúdo pela Internet: RTMP e HLS.

RTMP

O protocolo RTMP (Real-Time Messaging Protocol) foi desenvolvido para transmitir áudio e vídeo online, sob demanda (on demand) ou ao vivo. Para usar RTMP, é necessário o uso de um software servidor de mídia como OBS ou equipamento de streaming como Elemental.

HLS

HLS (acrônimo para HTTP Live Streaming) é um protocolo criado pela Apple compatível com Safari, Chrome, Edge e os principais browsers do mercado. O HLS também é suportado pelo iOS (sistema operacional utilizado em iPhones e iPads) e nas versões mais recentes do Android.

O streaming HLS é o mais utilizado atualmente, já que os dispositivos do usuário final são mais propensos a se adaptar às condições da rede. Isso é muito importante quando nosso perfil de público usa diferentes dispositivos ou ambientes de rede.

O que é transcodificação?

A transcodificação é o processo que pega um conteúdo que já foi codificado em mp4 (ou outros formatos) ou um streaming ao vivo que está em uma única qualidade e cria outras cópias do mesmo arquivo em outras com qualidades menores.

Um exemplo simples é quando o formato de um arquivo é alterado de uma fonte MPEG2 para H.264. No entanto, também é possível falar sobre transcodificação ao fazer edições básicas, como adicionar marcas d'água ou logotipos, e até mesmo ao redimensionar um quadro de vídeo.

A importância da transcodificação é crítica quando é necessário atingir um público heterogêneo. Por exemplo, se uma live for transmitida usando uma resolução única de 1080p, os usuários com uma conexão de Internet ruim provavelmente terão problemas.

Vista desta forma, a transcodificação é útil porque compõe a solução de Adaptive Bitrate que fornece ao Player o vídeo em diferentes qualidades, alterando a exibição entre essas qualidades conforme a disponibilidade da internet do usuário final. 

Etapas do processo de streaming

Como os protocolos de streaming, transcodificação e streaming ao vivo de boa qualidade estão relacionados?

Em resumo, o streaming é composto das seguintes etapas:

  • Input: é a entrada do sinal da transmissão.
  • Transcoding: adaptação do vídeo em diferentes resoluções e em tempo real para garantir que o conteúdo chegue a todos os usuários.
  • CDN (rede de distribuição de conteúdo): é quem realiza o cache (guarda o conteúdo) para distribuição aos usuários finais e que acelera a entrega do conteúdo, independentemente da localização geográfica do consumidor final.

Por fim, o processo termina com a integração da web à plataformas como YouTube e Facebook Live, e a entrega do produto. Este é o processo, mas para chegar lá com sucesso dependerá de protocolos e transcodificação.

Conhecer a terminologia é um pré-requisito importante para a contratação da solução de streaming que uma empresa precisa. O próximo passo é escolher uma plataforma que possa oferecer compatibilidade com vários dispositivos, streaming ininterrupto, integração com o branding de marca e outras ferramentas de marketing.

Na Mediastream, oferecemos um serviço de transmissão ao vivo que suporta os protocolos RTMP e HLS para uma qualidade de vídeo excepcional. 

Para saber mais baixe nosso PDF clicando aqui e amplie sua presença no mercado com uma estratégia de conteúdo à altura do mercado digital.

entre em contato
Mediastream

Últimos Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no nosso site e gravar as informações quando você nos solicita um contato. Ao acessar o site Mediastream você concorda com a utilização desses recursos. Para mais informações confira nossa Política de Privacidade.
Concordo