IR al BLOG
Publicado en
Tecnologia
27/8/2021

Protocolo SRT, o novo padrão de streaming

As novas tecnologias relacionadas ao streaming e à televisão digital estão avançando gradativamente nos últimos anos, mas existe uma que estabeleceu a tendência: o protocolo SRT.

O SRT tem ganhado espaço nos últimos tempos devido ao fato de ser um protocolo de código aberto que está sendo usado por canais de televisão, empresas de tecnologia e provedores de serviços para uma infinidade de aplicações práticas devido às suas características como:

Vídeo de alta qualidade: SRT foi projetado para proteger contra flutuações de velocidade, perda de pacotes e flutuações de largura de banda devido ao congestionamento em redes ruidosas - Internet, oferecendo a melhor experiência de visualização possível em MPEG Transport Streams com codecs modernos H264 - HEVC e HD de alta resolução, 4K e 8K.

Baixa latência: o protocolo funciona de forma rápida e eficiente com uma média de 120 ms em termos de latência e também permite que seja modificado por conexão para ficar mais estável.

Segurança: SRT permite criptografia AES de 128/256 bits, que é o padrão da indústria. Também permite a passagem de firewalls de forma simplificada.

Interoperabilidade: o lançamento do SRT garante que os fluxos de trabalho de áudio / vídeo não sejam interrompidos, pois permite a colaboração contínua com outros fornecedores.

O protocolo foi promovido pela Haivision através da SRT Alliance, uma comunidade colaborativa de desenvolvedores fundada em 2017 que já conta com mais de 500 membros em todo o mundo, incluindo Microsoft, Comcast, Avid, Alibaba Cloud, entre outros e também a Mediastream. O bom desempenho do protocolo SRT até agora rendeu à Haivision um Emmy Técnico em 2018.

SRT é distribuído de forma Open Source sob a licença MPL-2.0, que permite à comunidade de usuários e empresas / provedores, obter o código-fonte através do GitHub para seu uso, além de fazer melhorias e contribuir com ideias para o crescimento futuro do protocolo.

Na Mediastream implementamos esta tecnologia para diversos serviços de eventos e distribuição de sinais de canais de TV, em substituição ao uso de satélite. Um dos projetos importantes é a transmissão de todas as sessões da Convenção Constitucional do Chile, um projeto de grande importância para o Chile e que com o protocolo SRT, todos os canais de televisão que o solicitem podem retransmitir os conteúdos com facilidade e eficiência.

SRT está se tornando o novo padrão para distribuir transmissões, pois não só ajuda a resolver vários dos problemas inerentes à tecnologia de streaming atual, mas também substitui as conexões de satélite, o que significa economia significativa e facilita o acesso ao conteúdo.

Não hesite em nos contatar para agendar uma reunião ou baixe um PDF sobre a nossa plataforma clicando aqui.

entre em contato
Mediastream

Últimos Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no nosso site e gravar as informações quando você nos solicita um contato. Ao acessar o site Mediastream você concorda com a utilização desses recursos. Para mais informações confira nossa Política de Privacidade.
Concordo