voltar ao BLOG
Publicado em
OTT

O que é OTT TV e como ele se diferencia dos canais de televisão na Internet

Nos últimos anos os serviços de TV passaram por uma evolução que diversificou os formatos de acesso ao seu conteúdo

É fato que o audiovisual deixou de ser distribuído por poucos grupos e que com isso surgiu uma rede cada vez maior de empresas no ramo. Nesta transformação os serviços TV OTT (Over The Top), desempenharam papel importante na abertura de novos canais de transmissão de conteúdo.

Mas o que é OTT? A palavra pode ser traduzida como "ignorar" e, neste caso, refere-se ao uso de redes públicas de Internet sem que haja necessidade de um provedor intermediário. 

Graças a esse método os únicos acessórios que alguém precisa para configurar o serviço é Internet e um dispositivo compatível. Por esse motivo este serviço é mais barato e acessível aos consumidores.

A tecnologia é usada para transmissão de televisão e rádio através da Internet, bem como para chamadas de vídeo em IP, armazenamento em nuvem e mensagens instantâneas. Netflix, Skype, e Whatsapp, são grandes usuários dessa tecnologia.

Como funciona 

Pode ser definido como um serviço público de televisão pela Internet que permite acesso a conteúdo de todo o mundo. A principal maneira de acessar este tipo de programação é através do "on demand", ou seja, você seleciona o que quer ver e quando. 

É nesse ponto que se diferencia dos canais de TV na Internet que são transmitidos através de redes gerenciadas por empresas de telecomunicações, estas geralmente têm horários pré-definidos de programação.

Outro recurso que nos permite entender melhor o que é OTT TV é que ele pode ser usado a partir de qualquer dispositivo que tenha Internet. O acesso ao conteúdo pode ser realizado via smartphone, tablet ou computador. Desse modo é possível acompanhar uma determinada programação não importando onde o cliente esteja.

Streaming Adaptável

O aumento na demanda por serviços desse tipo manteve a indústria buscando maneiras de melhorar a qualidade da entrega de conteúdo. A partir disso, o "adaptative streaming" ficou relevante, as configurações do vídeo são adaptadas para oferecer ao usuário a melhor qualidade possível em um determinado momento, variando da banda larga e do dispositivo.

Graças a esta tecnologia é possível reduzir a resolução sem que o conteúdo pare de ser transmitido o que acaba melhorando a fluidez na hora que um usuário assiste ao vídeo. 

Os canais tradicionais de TV na Internet não costumam ter essa tecnologia, o que pode levar a interrupções contínuas quando o usuário tem baixa conexão de internet.

Projeções para TV OTT

Segundo dados da Convergence Research, a tecnologia terá 90% das receitas de aluguel de televisão e filmes dos Estados Unidos até 2020. Observações do mesmo centro indicam que a TV a cabo segue em queda constante de 4% de seus assinantes por ano.

Aparentemente o serviço veio para ficar e suas vantagens sobre canais de TV a cabo são óbvias. No Brasil, por exemplo, o OTT TV Box tem se tornado cada dia mais popular.

Na Mediastream oferecemos serviços para aqueles que buscam criar canais ou transmitir via streaming usando este formato. Marcas importantes como Cartoon Network, Esporte Interativo e Palmeiras estão entre os nossos clientes.


entre em contato
Mediastream
A Mediastream foi fundada em 2007 com a paixão de transmitir áudio e vídeo através da internet e graças à experiência adquirida nesse período, a empresa expandiu para a América Latina e Estados Unidos.

Últimas Publicações