voltar ao BLOG
Publicado em
Publicidade

Mídia digital: como monetizar via compra de mídia programática

A compra de mídia programática ajuda anunciantes e meios digitais

A tecnologia por trás da compra de mídia programática tornou mais fácil, por um lado, que as empresas se tornem mais conhecidas na internet e, por outro lado, que a mídia monetize seus espaços digitais por meio da publicidade.

O que é compra de mídia programática e como funciona? Se fazemos parte de um meio de comunicação, como podemos fazer o uso correto da ferramenta? E quais conceitos devemos entender para começar a implementá-la?

Como funciona a compra de mídia programática?

É definida como a aquisição em massa de espaços publicitários - na forma de imagem, áudio ou ambos - em mídia digital via automação, para a qual é necessária uma plataforma de software conhecida como Data Management Platform.

Em outras palavras, esse mecanismo permite que os anunciantes alcancem seu público alvo na Internet de maneira mais inteligente e otimizada. A região na qual a mídia e os anunciantes se conectam é conhecida como o ecossistema programático de compras.

Para entender melhor seus diferentes métodos de operação, precisamos primeiro abordar alguns conceitos-chave, pois não há uma maneira única de usar a compra programática.

RTB: Real Time Bidding

Os Real Time Bidding podem ser traduzidos como "lances em tempo real" e constituem um tipo específico de compra programática. Ou seja, todos os RTBs são compras de mídia programáticas, mas nem todas as compras programáticas são Real Time Bidding.

Durante o processo de compra do espaço de publicidade digital, um valor é atribuído. Assim, quando um consumidor entra em um meio que faz parte do ecossistema programático de compras, seus espaços publicitários aparecem imediatamente e os anunciantes se interessados ​​no perfil deste consumidor durante o tempo que estiver conectado (via site, rádio on-line, plataforma audiovisual e etc). Quem vence no "leilão" ocupa o espaço publicitário.

DMP Data Management Platform e outros conceitos-chave

Existem vários conceitos que dão vida ao mundo das compras programáticas, sendo a Data Management Platform uma das mais importantes. 

Plataforma de Gerenciamento de Dados (DMP) Consiste em uma plataforma de gerenciamento alimentado a partir dos dados coletados do consumidor vindos de diversas fontes (servidores web, banco de dados, CRM) que permitem às empresas de publicidade identificar segmentos de seu público-alvo, tornando possível direcionar corretamente suas campanhas publicitárias em mídia digital, tudo feito por meio de processos automatizados.

Outros conceitos essenciais das compras de mídias programáticas

  • Trocas de anúncios: plataforma digital na qual ocorre o processo de compra e venda de espaço publicitário na internet.
  • Demand Side Platform (DSP): plataforma focada em anunciantes, que corresponde a onde ocorre a demanda por compras de espaço publicitário.
  • Supply Side Platform (SSP): plataforma focada na mídia, que corresponde ao local onde é produzida a oferta de vendas de espaço publicitário.

Essa tecnologia mais recente é o que permite à mídia divulgar seu inventário de espaços de publicidade digital, o que nos dá a possibilidade de monetizar nossas plataformas. Uma das melhores alternativas para conseguir isso é através de uma plataforma OTT (Over the Top). A Mediastream oferece soluções completas para a criação de uma OTT de sucesso.

Graças à segmentação de campanhas e à automação de processos, é mais fácil para os anunciantes alcançarem a meta esperada e mais lucrativo para os meios de entrega de conteúdo audiovisual por meio de plataformas online.

entre em contato
Mediastream
A Mediastream foi fundada em 2007 com a paixão de transmitir áudio e vídeo através da internet e graças à experiência adquirida nesse período, a empresa expandiu para a América Latina e Estados Unidos.

Últimas Publicações