IR al BLOG
Publicado en
Streaming
24/2/2021

Glossário: 8 termos que você deve entender no mundo do streaming

Se você está começando no mundo do streaming, vamos te explicar que os termos não são tão complexos quanto parecem

1. Streaming

A transmissão de mídia permite a distribuição em tempo real de conteúdo de áudio, vídeo e multimídia pela Internet, quando o usuário assim desejar. Essa tecnologia transfere simultaneamente os dados digitais, para que o consumidor final receba tudo como um fluxo contínuo em tempo real (daí seu nome: stream significa corrente ou fluxo).

2. Solução End-to-end

Uma solução End-to-end ou Fim-a-Fim geralmente é aplicada à indústria de tecnologia digital e refere-se à capacidade de um serviço de fornecer as soluções completas requeridas pelo cliente, em sua totalidade, sem empresas intermediárias ou externas.

3. OTT

OTT significa Over-the-top. Especificamente, OTTs são aquelas plataformas que transmitem informações, geralmente streaming de vídeo, para vários dispositivos que têm acesso à Internet. Assim, existem exemplos pagos, como Cartoon Network, Esporte Interativo, Win Sports Online, Hulu e Netflix, além de plataformas OTT que fornecem um serviço exclusivo de conteúdo audiovisual. O YouTube também se enquadra nessa categoria, mas sem nenhum custo.

4. OVP (plataforma de vídeo online)

O conceito de OVP é usado em streaming para se referir a soluções de entrega e transmissão de conteúdo de vídeo baseadas na nuvem. Em outras palavras, um OVP é uma ferramenta que permite gerenciar e distribuir o conteúdo dos diferentes dispositivos de maneira simples.

5. VOD

VOD significa Video-on-demand, isto é, vídeo sob demanda. Atualmente, os serviços VOD são baseados na filosofia de que vejo o que quero ver quando quero ver. Praticamente todos os serviços OTT oferecem VOD.

6. CDN

Uma Content Delivery Network ou CDN (rede de entrega de conteúdo) é um sistema que funciona com base em uma rede de computadores interconectados que distribuem enormes quantidades de dados digitais para milhares de usuários simultaneamente. Graças ao uso desses servidores interconectados, um sistema CDN impede a perda de informações e permite uma transmissão mais estável de streaming, entre outras coisas.

7. HD

Um termo que está na retina de quase todos: alta definição. O conteúdo HD tem resoluções superiores ao padrão, variando entre 1280 x 720º e 1920 x 1080 pixels (720p e 1080p, respectivamente). Hoje, um serviço de streaming sem HD é considerado obsoleto.

8. DRM

É o acrônimo para Digital Rights Management: gerenciamento de direitos digitais. DRM é usado em serviços de streaming para proteger o conteúdo a ser transmitido nas diferentes plataformas de possíveis cópias, ou para restringir o acesso de pessoas não autorizadas.

A Mediastream é um exemplo de uma empresa que oferece soluções de ponta a ponta para as necessidades de streaming, compatível com a maioria dos ISPs da América Latina e do mundo, protegendo seu conteúdo através de DRM e outros métodos de segurança, garantindo o melhor resolução em HD e com uma transmissão segura e estável graças às suas redes CDN.

entre em contato
Mediastream

Últimos Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no nosso site e gravar as informações quando você nos solicita um contato. Ao acessar o site Mediastream você concorda com a utilização desses recursos. Para mais informações confira nossa Política de Privacidade.
Concordo