IR al BLOG
Publicado en
Streaming
22/9/2021

Do presencial ao virtual: descubra os tipos de eventos que você pode realizar via Live Streaming

Embora o streaming de eventos online já exista há algum tempo, ele se tornou mais relevante nos últimos dois anos. Com as dificuldades que as pessoas tiveram de se encontrar pessoalmente, os eventos online aumentaram de forma contundente. Já em 2019, a indústria gerou US $78 milhões de dólares só nos Estados Unidos e a expectativa é que esse valor continue a crescer em torno de 23% ao ano pelo menos até 2027.


O potencial existe para capitalizar. Ao transmitir seu evento via streaming você tem a possibilidade de ampliar seu público, atingindo pessoas de outros países e lugares remotos do mundo. Além disso, no caso de estar 100% online, você pode diminuir ainda mais os custos de produção e ter melhores resultados. Obviamente, ao montar e planejar seu próprio evento é muito importante levar em consideração as alternativas e modalidades disponíveis. Simplificamos as coisas para você e falamos sobre os principais tipos de eventos que você pode realizar.


Eventos presenciais


Como o nome sugere, esses tipos de eventos referem-se àqueles que ocorrem em um local físico. Auditório, teatro, concertos, sala de reuniões, etc. Onde os apresentadores e participantes comparecem fisicamente ao evento e a transmissão ao vivo é um complemento ao físico, uma alternativa de comparecer a um evento online que foi especialmente planejado para ser presencial e transmitido online.


Poderíamos dizer que este tipo de evento é o mais tradicional, o mais utilizado em grandes eventos e o que foi inicialmente utilizado em conferências e seminários. Por motivos de pandemia não foi possível realizá-lo, por isso, procuraram alternativas.


Eventos virtuais ou remotos


Nesse tipo de inscrição, todas as pessoas, incluindo palestrantes e moderadores, ficam online e conectadas a uma sala, onde o diretor coordena suas apresentações. Para dinamizar este formato, o realizador pode utilizar 'cortinas' para as transições e iniciar uma importante produção audiovisual, tendo o cuidado de gerir as diferentes câmaras, elementos gráficos e respectivas apresentações. Dependendo do evento, chat ao vivo ou enquetes podem ser adicionados para que os telespectadores possam interagir com o conteúdo. Esses eventos ganharam muita força com as recomendações para ficar em casa por causa da pandemia.


Um caso notável dessa natureza são os 'screeners' ou visualização da Netflix. A gigante do streaming costumava estrear suas séries e realizar eventos com a imprensa especializada em cinemas. A pré- estréia do filme documentário Emicida: Amarelo - É Tudo Pra Ontem foi feita nesse formato.  Atualmente isso acontece remotamente, e obviamente, usando a tecnologia Mediastream. 


Eventos híbridos


Como você pode imaginar, esse evento ocorre quando temos uma combinação de presença física e online. Geralmente são eventos massivos que têm participantes online, mas são transmitidos de estúdios usando várias técnicas.


Este é o modelo mais popular e provavelmente o que tem mais futuro. Graças à tecnologia, os convidados podem ser reunidos no mesmo cenário, que podem estar, por exemplo, em diferentes estúdios de televisão ou escritórios em diferentes partes do mundo. Integrar todos eles para simular que estão todos no mesmo lugar.


Existe também a possibilidade de ter um animador na frente de um ‘chroma’ para moderar e apresentar os convidados, cada um de sua respectiva casa.


Além desses tipos de eventos, também existem soluções mais personalizadas para eventos corporativos, comunicações internas, seminários, webinars e conferências. O importante é sempre escolher o formato mais adequado para o seu evento específico, levando em consideração o atendimento esperado e o impacto a ser alcançado. Além disso, é sempre necessário contar com um bom prestador de serviços como a Mediastream, que já está no ramo há vários anos e possui vasta experiência com todos os tipos de eventos e live streaming.


Aqui você pode saber mais sobre as transmissões do Mediastream e não se esqueça que pode nos contatar clicando no botão abaixo.

entre em contato
Mediastream

Últimos Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no nosso site e gravar as informações quando você nos solicita um contato. Ao acessar o site Mediastream você concorda com a utilização desses recursos. Para mais informações confira nossa Política de Privacidade.
Concordo