IR al BLOG
Publicado en
Streaming
24/2/2021

Conheça 6 pontos-chave para uma boa comunicação via streaming em sua empresa

A Internet tornou- se uma ferramenta indispensável durante a pandemia, auxiliando muito o trabalho remoto. No entanto, ela é também a base da comunicação por streaming: 65% do consumo de dados em quarentena acontece via esse serviço

As transmissões ao vivo se tornaram normais no contexto da pandemia do novo coronavírus. Seja para comercializar produtos ou para facilitar a comunicação interna e externa de uma organização, o streaming adquiriu papel fundamental durante a quarentena, em um contexto de distanciamento social como o atual.

Nesse sentido, para ter sucesso em transmissões ao vivo devemos considerar alguns pontos-chave.

1. Conheça o público

Se quisermos enviar uma mensagem ao nosso público, precisamos conhecê-los para saber o que os interessa e o que os manterá assistindo ao nosso streaming corporativo do começo ao fim.

Se você quiser saber como fazer streaming profissional, precisará estabelecer um perfil conceitual ou buyer persona que o ajude a conhecer melhor seu público para que possa gerar e divulgar seu conteúdo considerando seus interesses, gostos, redes sociais favoritas, entre outros aspectos.

Agora, como construir ou gerar a buyer persona? Para definir o perfil conceitual de seu público, você deve considerar:

  • Idade aproximada.
  • Idioma.
  • Assuntos de interesse.
  • Hobbies, profissões ou atividades.
  • Plataformas digitais mais utilizadas.

2. Entregar conteúdo de interesse

Um dos erros mais comuns quando se trata de transmissão ao vivo é mostrar aos espectadores o que queremos e não o que eles querem ver. Isso nos levará a perder rapidamente o nosso público alvo. 

Para evitar isso, é necessário gerar conteúdos que realmente interessem ao nosso público, principalmente em um contexto de comunicação corporativa. O importante é considerar os interesses e preferências da buyer persona, estabelecendo as bases para um streaming que realmente "prenda" o público.

3. Escolha do palestrante

Quase tão importante quanto um bom conteúdo é ter um excelente anfitrião para apresentar a live de forma atraente e profissional a fim de atrair o usuário.

Você deve convidar um apresentador que saiba fazer live streaming de modo profissional, que adapta sua linguagem à do seu público-alvo e que leve os tópicos de sua programação com a seriedade que ela exige.

Da mesma forma, você deve fornecer ao speaker equipamentos de vídeo e som adequados, uma ambiente sem ruídos e de acordo com o tema de sua comunicação via streaming.

4. Frequência

Precisamos começar a entender a comunicação com o público como uma responsabilidade frequente e não como algo esporádico. A constância de suas programações e conteúdos fará com que eles esperem o dia e a hora do seu programa para assistir.

Este é um dos segredos para uma transmissão ao vivo bem-sucedida, pois não adianta criar conteúdo se ninguém estiver ansioso ou esperando para vê-lo.

5. Entrega de conteúdo

O local onde transmitimos nosso conteúdo deve ser de fácil acesso, principalmente quando se trata de streaming corporativo.

Normalmente o streaming de comunicação corporativa é feito por meio de landing pages, que devem ser simples, de fácil acesso e, se possível, oferecer ao público a opção de interagir com o apresentador para que se sinta parte da transmissão, e, portanto, parte de sua empresa.

6. Análise Pós-evento

Uma das vantagens do ambiente digital é que tudo fica gravado. Nesse sentido, é possível avaliar vários aspectos durante o streaming para melhorar nas transmissões seguintes.

Devemos considerar indicadores de desempenho (ou KPI, sigla em inglês) como o tempo que o público permanece conectado, momentos de maior engajamento, identificar os assuntos de maior interesse ou os palestrantes que funcionaram melhor) a origem das visitas, entre outros.

O streaming se tornou uma tendência durante a crise da saúde, lançando as bases para que as empresas se comuniquem mais estreitamente com seu público.

Para isso, é necessária uma infraestrutura que permita gerar transmissões de qualidade, como a Mediastream Platform, ferramenta da Mediastream que você precisa para utilizar como parte de suas estratégias de comunicação corporativa.

entre em contato
Mediastream

Últimos Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no nosso site e gravar as informações quando você nos solicita um contato. Ao acessar o site Mediastream você concorda com a utilização desses recursos. Para mais informações confira nossa Política de Privacidade.
Concordo