voltar ao BLOG
Publicado em
Streaming

Como funciona uma plataforma de estudos online?

Plataformas de aulas virtuais são ideais para quem quer fortalecer os seus conhecimentos adaptando os estudos em sua própria rotina

Novas tendências na educação não formal - entre elas, plataformas para aulas virtuais - estão aumentando devido à disseminação da Internet. Mas como funcionam as chamadas plataformas de ensino online? Elas são espaços virtuais que permitem que você faça cursos em qualquer lugar usando um computador ou dispositivo com conexão à Internet. Esse modelo de ensino também é conhecido como E-learning.

Essas plataformas funcionam como um espaço de comunicação para interagir e trocar conhecimento entre professor e aluno possibilitando acesso ao conteúdo dos cursos de forma permanente.

Elas se originam para atender às demandas daqueles que, por diversos motivos, precisam de maior autonomia de seu tempo para estudar ou atualizar os conhecimentos.

Como ter aulas online?

Depois de registrar nossos dados em uma plataforma e criar uma conta com senha de usuário podemos acessar todas as disciplinas disponíveis. Existe a modalidade de cursos gratuitos, embora possamos acessar planos mensais e anuais que nos permitem fazer especialização em determinada área. Uma vez inscrito, escolhemos o curso de nosso interesse para gerar um plano de aulas.

Como são as aulas?

Os cursos são realizados de forma interativa com os professores, contando também com material escrito, documentos e uma gama de produtos audiovisuais (notas, vídeos, textos, ebooks, provas, fóruns), que nos permitem avançar na compreensão e aprofundamento de um determinado tema.

Em uma plataforma de aulas online temos acesso ao material de apoio, que está disponível sempre que quisermos, e com a opção de enviar as tarefas solicitadas pelos professores. Ao longo do curso - e através do fórum ou chat online - podemos dar opiniões e responder as perguntas tão rapidamente quanto surgirem. Sua função é gerar discussões e trocar conhecimento e experiência.

Os vídeos são uma das formas favoritas de aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, vale a pena citar que a Platzi usa a plataforma de vídeo on-line (OVP) da Mediastream tanto para gerenciar os conteúdos usados ​​para as aulas quanto para transmissões ao vivo.

A ferramenta permite visualizar o conteúdo audiovisual de forma ágil e fluida, sem quaisquer requisitos adicionais ou distrações de publicidade que possam dificultar o processo de aprendizagem.

Como é feita a avaliação do aluno?

As plataformas de estudos online geram interação ao vivo entre os alunos e o professor. Por meio da colaboração em tempo real, as perguntas são respondidas e analisadas mais profundamente em um determinado tópico. 

Outro exemplo - além da Platzi - é a Universidade de Santo Tomás, no Chile: através de um programa de conversação online as diferentes dúvidas dos alunos são respondidas através de ferramentas como: messenger do Facebook, Whatsapp ou telefone.

As aulas online são uma das tendências educacionais mais importantes dos últimos tempos. Nesse sentido para avaliar a qualidade de uma plataforma é necessário verificar aspectos como a grade de estudo, liberdade de tempo e qualidade do material audiovisual, sendo esse um dos pilares dessa modalidade de aprendizado.

Se os conteúdos audiovisuais são suportados em um plataforma de baixa qualidade, o aluno  pode ter problemas como pausas inesperadas ou interrupções na reprodução.


entre em contato
Mediastream
A Mediastream foi fundada em 2007 com a paixão de transmitir áudio e vídeo através da internet e graças à experiência adquirida nesse período, a empresa expandiu para a América Latina e Estados Unidos.

Últimas Publicações