IR al BLOG
Publicado en
Tecnologia
17/3/2021

As tendências em áudio digital no Brasil e no mundo

O áudio on-line ocupou o top 1 das 17 tendências de 2020 apresentadas pelo IAB Espanha, sendo as rádios on-line um dos principais impulsionadores, visto que o seu mercado global deverá atingir 5,6 bilhões de dólares em 2025

Grande parte da popularidade do áudio digital se deve ao desenvolvimento tecnológico, pois permite que o público seja informado e se divirta de qualquer lugar, desde que ele tenha conexão à Internet, enquanto realiza outras atividades, como dirigir ou trabalhar.

Da mesma forma, estima-se que 90% dos adultos no mundo possuem um smartphone, e que 95% deles o usam diariamente, fazendo com que mais da metade do tráfego da web no mundo seja feito a partir desse dispositivo. Não é surpreendente que o celular seja cada vez mais usado para ouvir rádio na Internet.

Por isso, vale a pena conhecer as tendências que estão marcando o setor para explorar todo o seu potencial.

Os Smart Speakers ganham espaço

De acordo com estatísticas compiladas pela Speakergy, a venda dos chamados Smart Speakers (alto-falantes inteligentes), estão crescendo a uma taxa significativa e os dispositivos da Amazon devem vender mais de 130 milhões de unidades até 2025. É por isso que eles têm se posicionado como dispositivos ideais para acessar estações e plataformas de rádios on-line além dos meios tradicionais. De acordo com a empresa de ciência de dados Ilumeo, o uso de assistente virtuais no Brasil cresceu 47% durante a pandemia do novo coronavírus, sendo que escutar música é um dos seus principais recursos.

Redes 5G: melhor conectividade

A conectividade 5G promete minimizar a latência e maximizar a velocidade de download como nunca antes imaginado. Na verdade, estima-se que as redes 5G permitirão downloads de até 20 GB por segundo, muito mais rápido do que muitas fibras ópticas disponíveis no mercado.

Portanto, espera-se que as tendências e hábitos de consumo de streaming se mantenham e espera-se um aumento no consumo nos próximos anos, o que facilitará a transmissão de áudio com alto nível de qualidade.

Compra programática e inserção de anúncios

Ao medir as métricas on-line como Taxa de Reprodução, além de estudar perfis de audiência, a compra programática em rádios on-line permite que anúncios sejam inseridos com rapidez e segurança, tudo alimentado pelas tecnologias mais recentes.

Algumas de suas vantagens mais importantes são: o acesso a dados valiosos (por exemplo, a localização dos ouvintes ou o tipo de música que ouvem, para uma publicidade mais assertiva) e os anúncios não podem ser omitidos.

Portanto, espera-se que as tecnologias de inserção programática de anúncios também continuem sendo uma tendência, podendo desenvolver campanhas mais eficazes em diversas plataformas de áudio.

Carros conectados

Os carros modernos incorporam cada vez mais serviços de rádio e áudio em seus sistemas de informação e entretenimento. Isso melhora a audição de estações de rádio e programas de podcast.

Quais plataformas de rádio on-line são as mais utilizadas?

O consumo de streaming de áudio alcança 30% do total da população de internet no Brasil, segundo dados divulgados pela Comscore. As plataformas de áudio on-line com mais acessos de usuários únicos no país são:

  • Spotify (25,6 milhões)
  • Deezer (6,9 milhões)
  • Soundcloud (5,1 milhões)

Todas as plataformas permitem atingir públicos variados e engajados de diversos países do mundo e com alto padrão de qualidade.

Podcast: outra tendência crescente

A produção de podcast no Brasil também aumentou durante a pandemia É isso que mostra a versão compacta do relatório State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest.

Ao permitir a reprodução em qualquer lugar do mundo, o podcast tornou-se um potencializador do consumo de áudio on-line, sendo até uma alternativa para ouvir programas de rádio após a sua transmissão ao vivo.

Deve-se observar que as plataformas de podcast e streaming de áudio ao vivo oferecem às empresas a oportunidade de anunciar seus produtos por meio de:

  • Audio preroll, isto é, se decidir antes que se inicie o conteúdo.
  • Dentro do mesmo streaming.

A Mediastream é a solução de streaming de áudio e podcast mais completa que você pode encontrar. Você pode criar um player para organizar todos os seus programas de rádio, medir suas campanhas, fazer anúncios, monetizar conteúdo e muito mais.

Para saber mais sobre a nossa plataforma de Áudio baixe o nosso PDF aqui.

entre em contato
Mediastream

Últimos Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no nosso site e gravar as informações quando você nos solicita um contato. Ao acessar o site Mediastream você concorda com a utilização desses recursos. Para mais informações confira nossa Política de Privacidade.
Concordo