IR al BLOG
Publicado en
Publicidade
25/2/2021

6 erros a evitar na Compra de Mídia Programática

Com o mundo digital e as redes sociais os anunciantes têm uma gama de possibilidades para segmentar melhor o público por meio de variáveis ​​como: localização, gênero ou interesses, tornando a publicidade mais eficaz

A publicidade on-line evoluiu com o advento das plataformas de compra programática, que chegaram para atender cada vez mais as nossas demandas e ofertas.

O que é compra de mídia programática?

Também conhecido como Real Time Bidding, é um modelo de compra e venda de anúncios em tempo real. É uma tecnologia cujo objetivo principal é chegar ao usuário ideal no momento certo. 

Isso é feito por meio de um servidor denominado Data Management Platform (DMP), que possui intermediários que servem para colocar um anúncio em um espaço adequado.

  • Ad Exchange: ponto de encontro entre a oferta e a demanda para a realização de transações comerciais de compra e venda.
  • Demand Side Platforms (DSP): é uma plataforma tecnológica que permite a compra de estoque em tempo real.
  • DMP (Data Management Platform): é uma plataforma tecnológica que coleta dados de primeira fonte de geradores de conteúdo, permitindo coletar grandes quantidades de dados com foco na construção de públicos por meio do comportamento do usuário.
  • Sell ​​Side Platforms (SSP): é uma plataforma de oferta que ajuda os editores a vender suas impressões. Aqui, eles podem gerenciar o inventário e a exibição de anúncios, bem como vender.
  • Trading Desks: Equipes responsáveis ​​pela implementação da compra programática através de múltiplas plataformas, como Ad Exchange, redes, DPS's e suportes.

Qual é a situação atual da Compra de Mídia Programática?

A situação trazida pela pandemia do novo coronavírus está desafiando a publicidade digital. Etapas como produção de campanhas, definição de mensagens e o impacto correto dos usuários precisaram ser repensados em uma época de muita incerteza e instabilidade.

O lado bom é que o uso de plataformas de compra programática tornou-se fundamental e está crescendo muito porque seu desempenho pode ser medido em tempo real. Em 2020, o IAB Brasil apresentou importantes insights sobre o tema e referenciou dados da pesquisa da Jellyfish “Automação verde e amarela: um estudo sobre a maturidade no Brasil” onde dados foram usados na comparação da situação atual e as tendências para a automação de mídia em todo o país.

Agora que sabemos o que é Compra de Mídia Programática, precisamos conhecer alguns possíveis erros ao ativar deals programáticos.

  1. Que nosso SSP perde em relação a outra fonte de demanda: quando falamos em um deal programático, devemos saber que ele tem diferentes tipos de negociação. Portanto, devemos buscar a melhor alternativa para que nossa oferta ou demanda não perca neste mercado.
  2. A criatividade não é compatível: para que um anúncio seja corretamente visível por um usuário, é necessário que seu design tenha o formato adequado para que seja compatível com o template SSP ou com um determinado player de vídeo.
  3. Usar um único DSP: ao criar uma transação programática, um dos desafios é conseguir expandir o espectro de possibilidades de forma eficaz. A melhor estratégia é usar uma gama específica de DSP's e não apenas um, para comparar as possibilidades e a partir daí tomar uma decisão consistente com as necessidades dos nossos anúncios.
  4. Colocar preço incorreto para um tipo de negócio: se somos um meio, é bom informar na hora de colocar o valor mínimo de nossas plataformas. Enquanto isso, se somos anunciantes e queremos comprar espaços lucrativos, devemos ser precisos sobre o quanto estamos dispostos a pagar por um anúncio.
  5. SSP e DSP não se conectam para uma demanda solicitada: existem diferentes tipos de DSP: podem se especializar em vídeo, aplicativos, entre outros. Portanto, ao fazer um deal, temos que descobrir que os requisitos de ambas as plataformas correspondem um ao outro.
  6. Recorrer a vendedores não autorizados: Authorized Digital Sellers for web (ads.txt) é uma iniciativa do IAB que permite descobrir quais mídias e distribuidores estão habilitados para vender inventário. Temos que estar atentos a essa lista para maior segurança.

Melhore a sua publicidade on-line 

Agora que você sabe sobre os erros e como evitá-los ao implementar uma estratégia de compra programática, não hesite em nos contatar. Teremos o maior prazer em sanar suas dúvidas.

Para saber mais sobre a nossa plataforma clique aqui e baixe nosso PDF com mais informações.

entre em contato
Mediastream

Últimos Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no nosso site e gravar as informações quando você nos solicita um contato. Ao acessar o site Mediastream você concorda com a utilização desses recursos. Para mais informações confira nossa Política de Privacidade.
Concordo