IR al BLOG
Publicado en
Publicidade
24/2/2021

5 razões para comprar publicidade em podcast

O podcast é a nova tendência de mídia e se apresenta como uma excelente oportunidade para quem quer divulgar sua marca na internet

O podcast está se tornando cada vez mais um formato de mídia robusto e confiável, chegando a bater recordes de receita publicitária, que tem sido impulsionada principalmente pelo grande alcance que tem atingido.

Confira abaixo 5 razões para apostar em publicidade de podcast.

 1. Alto envolvimento do consumidor

Em geral, as pessoas que ouvem podcasts tendem a ter alto grau de envolvimento com os artistas, com os temas em questão e, em essência, com o programa em si. Assim, as plataformas que emitem esses tipos de serviços representam todo um ecossistema para aumentar o envolvimento do consumidor.

De acordo com um relatório da Edison Research, 54% dos ouvintes dizem que são mais propensos a considerar ou prestar atenção a anúncios de podcast em comparação com outras plataformas, enquanto apenas 7% dizem que o fazem em menor medida.

2. Fluxo constante e de qualquer lugar

Um dos pontos a favor do podcast é que ele pode ser ouvido on-line ou off-line a qualquer momento e em vários dispositivos pessoais, como:

  • Smartphones.
  • Notebooks.
  • Computadores desktop.

E tudo isso através de diferentes aplicativos, como, por exemplo, Spotify, Apple Podcast, Pocket Casts e Google Podcasts. Além disso, os podcasts geralmente oferecem a opção de assinatura para se manter atualizado.  

3. Seu alcance é cada vez maior

Segundo dados da Edison Research e Statista, tanto o conhecimento sobre o que é um podcast quanto o nível de consumo entre os usuários têm experimentado crescimento recorde e também não para de crescer.

  • Da mesma forma, 37% ouviram podcast mensalmente em 2020. Em relação ao ano anterior, esse valor oscilou em torno de 32%. 

Assim, o podcast mostra-se uma excelente alternativa para a publicidade na internet, permitindo assim ampliar a chegada de marcas e empresas a consumidores bem mais segmentados do que por outros meios mais tradicionais.

4. Maior conhecimento da marca

Uma das grandes preocupações ao nos perguntarmos como anunciar um negócio é  conhecermos de maneira adequada nosso buyer persona. Aqui, o conceito de notoriedade da marca (brand awareness, em inglês) é fundamental.


Deve-se destacar que 94% dos ouvintes de podcast realizam outras atividades durante a escuta, o que aparentemente afeta de algum modo a forma como permitem anúncios entre os áudios. Na verdade, 22% dos consumidores que evitam conscientemente os anúncios na Internet dizem que têm mais probabilidade de se lembrar dos anúncios de podcast do que, por exemplo, dos anúncios na TV; e ainda mais: também disseram que se sentiram mais envolvidos emocionalmente, um dos pilares do conhecimento da marca.

5. Segmentação eficaz

Uma das grandes vantagens de quem procura responder à forma de anunciar a marca na internet, reside precisamente aqui: esta rede global de computadores nos oferece a maravilha de poder segmentar os nossos anúncios e assim chegar aos consumidores certos, utilizando big data e padrões de comportamento, entre outras estratégias.

De acordo com um estudo realizado pelo IAB (Interactive Advertising Bureau), dos 14 gêneros de podcast que esta pesquisa realizou, quatro deles responderam por mais da metade da receita de conceitos publicitários (56%).

  • Arte e entretenimento, com 17%.
  • Tecnologia, com 15%.
  • Política e informações atuais, com 13%.
  • Negócios, com 11%.

A principal ferramenta por trás da publicidade de podcast na Internet é encontrada em anúncios de áudio, que cobrem conteúdo ao vivo, música ou podcasting. Neste último caso, os anúncios são inseridos de forma dinâmica no conteúdo e os anunciantes podem comprar um espaço por meio de compra programática ou diretamente com o canal. 

A sua eficácia reside precisamente na especificidade do podcast ao nível dos seus temas - esporte, ciência, notícias, culinária - conseguindo atingir com maior precisão seu público alvo.

Por fim, a eficácia da chegada desses anúncios é medida por meio de uma métrica conhecida como Listening Rate ou Listen Through Rate (LTR), que nos permite saber o número total de reproduções em que os anúncios foram ouvidos integralmente. Em podcasts sinais de áudio, o LTR, está perto de 90%, o que é muito bom.

Agora que sabemos os benefícios de comprar publicidade em podcast, é conveniente saber como anunciar uma empresa por meio desse meio. A Mediastream Platform Audio é a solução de podcast e streaming de áudio líder na América Latina, permitindo a administração de todo o conteúdo de forma rápida, simples e moderna, com soluções de publicidade incluídas.

entre em contato
Mediastream

Últimos Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no nosso site e gravar as informações quando você nos solicita um contato. Ao acessar o site Mediastream você concorda com a utilização desses recursos. Para mais informações confira nossa Política de Privacidade.
Concordo